terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sugar vs Fat: O que é pior, açúcar ou gordura?

Imagem de capa do documentário Sugar vs Fat
Oláá!

A postagem de hoje faz referência a um documentário chamado Sugar vs Fat (Açúcar versus Gordura) produzido pela BBC que questiona qual deles causa mais prejuízos à nossa saúde.

Há alguns meses atrás fiz um post bem parecido com este, falando sobre o documentário Milk - Será que o leite é mesmo bom para nós?. Ambos mostram diferentes aspectos e abordagens sobre gastronomia e alimentação.

O conteúdo deste consiste em dois irmão gêmeos idênticos (Chris e Xand), saudáveis e médicos que decidem confrontar e provar qual dos dois ingredientes causam mais danos ao organismo. 

Para isto, um fez uma dieta rica em açúcares com baixo teor de gordura, e o outro, uma dieta rica em gordura e com baixa ingestão de açúcar, pelo período de 1 mês.

Ou seja, a dieta de Chris consistia no consumo liberado de frutas, verduras, legumes, pães, massas e açúcar. Não podia usar nem um azeitinho, neeem óleo de coco.

Enquanto isso, a dieta do Xand continha apenas queijos, carnes, ovos, manteiga, leite,... coitado! hehehe

Coitado mesmo gente, na hora que eu vi que ele não poderia comer nenhum carboidrato, eu fiquei com muito pena dele hehehe Nenhuma fruta, verdura, massa, pãozinho... De cara a pior dieta, na minha opinião.

Atenção!! Se você quer assistir ao documentário, pare aqui! Porque vou contar os resultados agora haha

Imagem do documentário Sugar vs Fat
Peso: O Xand perdeu 4kg (dieta sem açúcar) e Chris perdeu 1kg (dieta sem gordura). Porém o Xand foi o único que acabou o programa com pré-diabetes. 

Teste físico: A missão era ver quem ganhava subindo uma colina pedalando. Xand perdeu feio de novo, como ele não ingeria quase nenhum carboidrato, o corpo dele não tinha como conseguir energia rápida. Desgastando muito mais o organismo na tarefa de transformar gordura em energia.

Funções mentais: Coitado do Xand, gente :( Capacidade de concentração caiu muito, além de dores de cabeça frequentes.

Resumão: Apesar do Xand ter sofrido um tantinho a mais, a saúde do Chris também estava igualmente prejudicada. E a conclusão dos dois, depois de mais alguns testes, é que ambos são igualmente prejudiciais à saúde, mas que existe algo pior e muito mais atrante: alimentos processados com o combo açúcar + gordura. 

O que é verdade, né?! Ninguém come uma xícara de açúcar puro, nem bebe uma caixinha de creme de leite (gordura), mas quando misturamos os dois e batemos bem, até dar ponto de pico, nasce um lindo chantilly, e aí a gente até encara, hein?! hahahaha

Assisti ao Sugar vs Fat no Netflix, e no youtube eu só encontrei fragmentos :( Mas vale uma busca e pesquisa pela internet pra tentar assistir. O documentário possui muito mais informações interessantes, opiniões de especialistas e testes. 

Vale à pena assistir :)

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário