terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A importância de medir ingredientes com precisão

Oi geente!!

O segredo do sucesso em uma receita é bem simples: saber a quantidade exata de ingredientes.

É verdade que eu sempre digo aqui para vocês se arriscarem, trocar elementos das receitas, testar! A cozinha é um laboratório e o cozinheiro é um cientista :)

Mas mesmo durante os testes é preciso tomar notas, caso contrario, você dificilmente conseguirá alcançar os mesmo resultados em uma próxima tentativa. Dificilmente nossa mente vai recordar, após alguns dias ou semanas, as duas colheres à mais de farinha que colocamos.

Além disso, é preciso se despir da mentalidade gordinha hehehe A medida "1 colher de sopa" pode ser utilizada de várias formas, e como consequência, sua receita pode sair diferente do esperado.


Por exemplo, quando uma receita pede 1 colher de sopa de Água, é esta quantidade que colocamos, certo?!



Mas muitas vezes perdemos a linha com ingredientes como farinhas, açúcar, manteiga/creme vegetal, pelo simples fato de que eles conseguem se agrupar em maior quantidade.

Me diz se não é isso que acontece?! A colher de farinha vai quase desabando hahaha


Um mundo de farinha para um tiquinho de água provavelmente vai resultar em um resultado totalmente diferente, concorda? Algumas receitas suportam essa variação, mas outras mais delicadas certamente  não alcançarão o ponto certo/desejado. 

O mesmo exemplo serve para qualquer outra medida, seja ela colher de chá, xícara, etc... 

Hoje em dia é super fácil encontrar xícaras e colheres de medidas que não sejam caras. Mas se não quiser investir, não tem problema, basta ficar atento e usar sempre a mesma colher ou xícara para medir os ingredientes :)

Agora é só continuar com as receitas normalmente haha

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário