terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Opções de Aveia Sem Glúten


Oi gente!!!

Em um dos primeiros posts aqui do blog (esse aqui: A doença celíaca e a sensibilidade ao glúten) mencionei rapidamente sobre os alimentos que possuem glúten, dentre eles, a aveia.

A principal proteína da aveia é a avenalina, e contrario às proteínas no trigo, centeio e cevada, ela é naturalmente livre de glúten. 

Sim! Aveia NÂO tem glúten. O que ocorre é uma contaminação cruzada (das fortes!).

Normalmente, ela cultivada de forma rotativa em terrenos que também fazem o plantio de trigo, cevada e centeio. Essa rotatividade é uma forma mais natural que permite que o solo continue fértil, dessa forma, entre cada safra de trigo, por exemplo, é plantada a aveia.

E com essa rotação, algumas sementinhas fofinhas de centeio, cevada ou trigo podem ficar no solo, e aí já sabe: BUM! contaminação cruzada.

Isso sem mencionar os maquinários que são utilizados para transporte, moagem e etc... 

Resumindo: Naturalmente, a aveia não possui glúten. Mas devido ao plantio, manuseio e moagem, ela acaba contaminada. Logo, teoricamente, ela só é prejudicial para celíacos (teoricamente porque cada organismo trabalha de uma forma).

Então para aqueles que não podem, ou não querem, consumir glúten de jeito nenhum, seguem duas opções de aveia que são totalmente gluten free:

1. Aveia da Monama
Versões: aveia em flocos, aveia em lâminas e farinha de aveia
2. Aveia da Bob´s Red Mill (marca norte americana recém chegada no Brasil)
Versão: aveia em flocos, farinha de aveia e aveia de cozimento rápido
As duas marcas podem ser encontradas em lojas online nacionais, vale a pena testar!

Espero que gostem da dica ;)

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário