quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Massa para Empadão Sem Glúten Sem Leite


Hoje tem receita salgada!! 

O vídeo de hoje ensina a fazer uma Massa para Empadão de Frango, mas vocês podem substituir o recheio por qualquer outro, pode ser cogumelos, legumes, camarão... Dá pra fazer pro almoço, jantar, lanchinhos. Enfim, é uma massa muito versátil.

Vamos ao vídeo :D


Ingredientes
250g de Farinha de Arroz
100g de Fécula de Batata (ou Amido de Milho)
50g de Polvilho Doce
150ml de Água
3 colheres de sopa de Óleo Vegetal de sua preferência (ou Azeite)
1 Ovo
1 col. chá de Sal
1 gema + 1 colher de chá de Óleo para pincelar na massa

Passo a passo
Junte a farinha de arroz, a fécula, o polvilho e o sal, misture. Em seguida, adicione o óleo, o ovo e a água. Misture muito bem (se for preciso, use as mãos) até formar uma massa lisa, homogênea e bem macia. 
Depois, separe 2/3 da massa para forrar o fundo e as laterais da forma. Coloque o recheio e depois cubra com o restante da massa.
Pincele a massa com mistura de gema e óleo, e leve ao forno pré-aquecido, à 205ºC, por 45 minutos (ou até dourar).


Essa massa é bastante sensível ao manuseio, a parte mais "trabalhosa" (entre aspas porque não dá tanto trabalho assim haha) é na hora de cobrir o empadão. 

Minha sugestão é colocar em uma superfície plana um pedaço de papel filme ou manteiga e polvilhar um pouco de farinha por cima, depois abrir o restante da massa em cima desse papel, no tamanho necessário para cobrir o empadão.

Depois é só levantar o papel e virar a massa na forma. Isso vai diminuir bastante a quebra da massa.

Em seguida é só proceder com a montagem normal, juntando as bordas com a parte de cima da massa, deixando tudo bem fechadinho :)

A massa é simples e fica muito gostosa. 


Por não conter glúten, essa massa não tem a fluidez de corte do empadão tradicional, que é rico em manteiga também, o que atribui bastante maciez. Ou seja, nosso empadão delícia aqui exige um pouquinho mais de força na hora de cortar, mas nada que uma faca de serra não resolva ;)

Arrasem no recheio e na decoração do empadão, se conseguir não comer imediatamente haha tirem uma foto e marquem no instagram com #cozinhasemrestricoes. Quero muito ver as produções de vocês <3

Ah!! Usei uma forma de +/- 20cm, ok?!

E por favor, não deixem de se Inscrever no meu canal do Youtube: youtube.com/cozinhasemrestricoes

E clicar em "Gostei" para ajudar na divulgação do meu trabalho! O feedback de vocês é essencial e me deixa muito feliz \o/ 

Curta também a página no Facebook: facebook.com/cozinhasemrestricoes

Muito obrigada pela companhia! <3

Até mais!

5 comentários:

  1. Olá! Gostaria que me informassem onde posso fazer um curso de panificação sem glúten, sem lactose,sem açúcar, em Belém do Pará.
    Grta, Rosangela Santos

    ResponderExcluir
  2. Fiz a massa, mas infelizmente trincou toda e ficou bem dura. Não está faltando nada na receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, infelizmente cada farinha tem um teor de água diferente, então tente adicionar um pouco mais de água aos poucos (1 col sopa de cada vez), veja no vídeo que a massa não se quebra quando está crua, ela possui uma certa elasticidade. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Nossa essa massa é uma furada, desperdicei ingredientes caros e obtive o mesmo resultado que a Andréa, foi um desantre! Não creio que mais água resolveria a massa estava macia e no ponto. Deveriam retirar essa receita da web. NÃO FAÇAM!

    ResponderExcluir
  4. Nossa essa massa é uma furada, desperdicei ingredientes caros e obtive o mesmo resultado que a Andréa, foi um desantre! Não creio que mais água resolveria a massa estava macia e no ponto. Deveriam retirar essa receita da web. NÃO FAÇAM!

    ResponderExcluir