segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Milk - "Será que o leite é mesmo bom para nós?"

Imagem retirada do documentário "Milk?"
Assisti neste final de semana um documentário muito interessante sobre o leite e sua importância na alimentação humana. 

O documentário Milk? (Leite?) foi lançado em 2012, onde Sebastian Howard (diretor e principal personagem) persegue a verdade sobre o tema passando por questões científicas, políticas e legais.

É fato que a Cozinha Sem Restrições é voltada para restrições alimentares, com destaque para a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite. Mas então por que falar do leite?

Primeiro, porque minha paixão por alimentos/gastronomia é irrestrita hehe E segundo, porque é um tema ainda bastante controverso, assim como o consumo do glúten.

O documentário levanta vários questionamentos, e confronta a imagem que o leite costumava ter de alimento perfeito com a atual perspectiva de "vilão", levando em conta a opinião de produtores, cientistas, pesquisadores e nutricionistas sobre o assunto.

Vou listar aqui alguns tópicos bastante interessantes e que gostaria de falar mais, só que aí ficaria cansativo e ninguém leria até o final hehehe

  • Manipulação genética das vacas para aumento na produção do leite
  • Utilização de Hormônios de Crescimento (aceleração) que são altamente cancerígenos aos humanos.
  • Políticas de incentivo ao consumo do leite beneficiando grandes produtores
  • Leite Cru versus Leite Pasteurizado - esse tema é muito interessante! Pois questiona a postura governamental de dizer o que devemos ou não comer
  • Criação do gado livre e confinado
  • E um monte de outras informações e pesquisas ;)

Outro ponto muito importante, relata a ligação entre câncer e proteínas. Durante 20 anos de pesquisa, um estudioso chegou à conclusão que a ingestão acima da média de proteínas pode levar ao câncer, e o seu contínuo consumo (exageradamente) alimenta a doença.

Muitos desses fatos eu desconhecia, então aconselho muito que vocês assistam, são só 58 minutos, e não é nem um pouco cansativo.

O documentário não vai te responder sim ou não, mas vai te dar informações o suficiente para te fazer pensar e elaborar teu próprio ponto de vista sobre o assunto. 

Tentei encontrar no Youtube, mas não achei :( Mas é possível encontrar outros vídeos falando sobre o assunto.

Para quem é assinante do Netflix, é só buscar "Milk?" que vai aparecer. Vale muito a pena.

Espero que gostem dessa postagem diferente.

Até mais e uma boa semana :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário