quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Temperos e Especiarias

 
Segunda-feira o tema foi a abóbora e seus benefícios (clique aqui para ler), e hoje mostrarei alguns temperos e especiarias que a acompanham muito bem!

Anis-estrelado (estrela-de-anis)

Trata-se de uma espécie de vagem que possui formato de estrela de oito pontas. Seu sabor é adocicado e levemente picante. Combina muito bem com abóbora, peixes, porco e pato.




Canela

Retirada de parte do tronco da Caneleira, é comumente usada em receitas doces. Mas quer uma dica?! Use a canela em pau para temperar um frango, ou na hora que estiver cozinhando uma carne moída. O sabor vai te surpreender ;) O ideal é usar a canela em pó em receitas doces, e a em pau para preparos salgados. 



Cravo-da-Índia

Pode ser usado de diversas formas, tanto em receitas doce como salgadas. Uma curiosidade sobre ele, é que começou a ser utilizado em pratos doces apenas como formas de repelir insetos :) Combina bem com frutas, legumes, presuntos e carne de porco.




Noz-moscada

É uma semente muito rica em sabor. A versão em pó é satisfatória, mas se você puder ralar a noz-moscada na hora... Aí sim, você vai aproveitar todo o sabor que ela pode te oferecer. Se bem armazenada, a semente pode durar até um ano. Combina bastante com espinafre, abóbora, queijos, guisados...



Macis

É a casca que envolve a semente noz-moscada. Seu sabor se parece ligeiramente com o da noz-moscada, e pode ser usada em sopas, guisados, bolos...



Cardamomo

É a semente de um planta da família do gengibre, que ficam armazenadas dentro de uma casca verde.
Combina com carnes, frangos, chocolate, legumes, bolos, doces...





Gengibre

Bastante conhecido, tem sabor picante e é bastante utilizado na culinária asiática. Pode ser usado em pratos doces e salgados. Uma sugestão?! Sopa de abóbora com gengibre! ;)



Bom, espero que gostem e que tentem usar algumas dessas especiarias... os sabores são muito bons e fazem muita diferença. 
Amanhã é dia de vídeo, e será o último episódio do especial de Halloween. Não percam!!

Por hoje é só :)
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário