quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O que é Alfarroba?!

Barra e Pó de Alfarroba
Segundas e quintas são dias de aprender e conhecer aqui na Cozinha Sem Restrições! Então, hoje vamos conversar um pouquinho sobre a Alfarroba.

Trata-se do fruto da árvore Alfarrobeira, uma árvore nativa do mediterrâneo, já conhecida e utilizada pelos antigos egípcios há mais de 5.000 anos atrás. Tem o formato de uma vagem, onde seu conteúdo é torrado e depois moído, dando origem ao pó de Alfarroba.

Ela começou a ficar bastante conhecida devido à sua enorme semelhança com o cacau... cor, sabor, cheiro. Não é igual, tá gente?! Mas substitui muito bem para quem não pode, ou não quer, consumir nada que venha desse fruto :)

Além de ser bom para os alérgicos ao cacau, ela também tem vantagens como ter baixíssimo teor de gordura, e ser um poderoso antioxidante (mais que o azeite e o vinho). Não contém estimulantes como a cafeína e a teobromina, e é rica em cálcio, potássio, fósforo, ferro, zinco, vitaminas E, B6 e B12. (Uau!)

Outro ponto positivo, é que praticamente tudo de Alfarroba é feito sem glúten e sem lactose!! \o/

No que diz respeito às calorias, bom, se você pegar uma barrinha de chocolate comum de 25g, ela terá 132kcal, e uma de alfarroba tem 116kcal, ou seja, não muda muito. 

Alfarrobeira
Entretanto, a barra de alfarroba pode ser considerada mais saudável por não precisar da adição de açúcares. Ela tem altos níveis de sacarose, frutose e glicose, sendo naturalmente adocicada, diferentemente do cacau.

Mas não precisa parar de comer chocolate hoje. Calma! Como tudo que está disponível no mercado, existem versões saudáveis e não saudáveis, basta procurar, ler os rótulos, e garantir que não tenha nada na fórmula que vá te fazer mal.

Na minha opinião, a popularização da Alfarroba vem ajudar a quem tem alergia ao cacau e àqueles que não podem consumir estimulantes, por conta de doenças como a labirintite, por exemplo.

A alfarroba pode ser encontrada no mercado em vários formatos, como: em pó, barra, bombons, com creme de avelã (tipo prima da Nutella hehe), e até ovos de páscoa! Ou seja, dá para criar bolos, tortas, biscoitos, cremes... Um montão de coisas!! Uhuu!!

Ela é vendida em alguns supermercados grandes, lojas de produtos saudáveis, e lojas online.

É isso. Por hoje é só, mas amanhã tem mais!

Até ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário