segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Queijos Vegetais

Oi gente!!

Hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre queijos vegetais.

Eu adoro queijo! E pra mim uma das coisas mais difíceis logo que descobri a intolerância foi conviver sem ele. Confesso que ainda é um pouquinho heheh

A notícia boa, é que já existem queijos sem leite no mercado. E graças aos amigos veganos, que vêm elaborando receitas e substituições há muuuuito tempo para tudo que seja de origem animal, já existem algumas variações bastante satisfatórias.

Vamos conhecer algumas dessas opções :)

Tofu:
Teve origem na China e é produzido a partir da coagulação do leite de soja. Tem sabor de nada muito suave, o que permite uma vasta utilização. Tanto que aqui no blog já usei para fazer Creamcheese, Danoninho e Cheesecake, E com certeza vou usar muito mais!
Comer um pedaço de tofu "puro" - direto da embalagem - certamente não será a experiência mais incrível da sua vida. O segredo dele é temperar antes de usar, pois ele vai absorver e realçar os sabores que você quiser. Tofu, o queijo bombril - mil e uma utilidades heheehe


Queijo de Castanha de Caju tipo Parmesão:
Essa opção para queijo ralado foi uma das que mais surpreendeu. A primeira coisa que passou na minha cabeça quando ouvi pela primeira vez  falar sobre ele, foi: "Sem chances disso ao menos chegar perto!"
Até que um belo dia fui em um evento vegano e tive a oportunidade de experimentar. Acreditem! Ele é uma substituição incrível para quem não pode consumir leite ou derivados. 
Fazer ele é simples, conseguir um dos ingredientes (a levedura) é que pode ser complicado, mas vamos à receita:
Ingrediente:
1 xícara de Castanha de Caju
1 colher de sopa de Levedura (pode ser a usada para fazer cerveja ou a nutricional yeast)
Sal à gosto
Passo a passo: Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até virar uma "farofinha". Guarde em um pote bem fechado na geladeira. O ideal é deixar ele fechadinho por 2 dias antes de consumir, mas dá para usar no mesmo dia :) Ele dura de 1 a 2 semanas na geladeira.


Mandiokejo:
Esse aqui foi uma descoberta maravilhosa. Trata-se de um "preparo vegetal em pó para cobertura de pizzas e lasanhas" (palavras do próprio fabricante). Pra ele ficar pronto, basta misturar o pózinho, óleo e água.
Na minha opinião, a melhor coisa nele é a textura. Sabe aquela "puxadinha" que só o queijo sabe fazer?! Pois é, ele consegue dar uma copiada de leve. O Mandiokejo é tão legal que até foundue da pra fazer com ele! A sugestão aqui é colocar umas gotinhas de essência de queijo. Nham!
Pra quem não encontra facilmente, existem várias lojas que vendem online. Como ele vem seco (um pózinho), não tem perigo de estragar. :)

É isso gente, essas três opções são as que mais gosto, por serem super versáteis.
Espero que vocês gostem também!

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário