terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pão de Mandioca Sem Glúten Sem Lactose

A receita de hoje vai mostrar como fazer um pão sem glúten com base de mandioca. O cheiro que fica na casa quando está assando é muito bom!

Queria que fosse possível enviar para vocês aroma e pedacinhos das coisas que faço, mas já que não tem como... Vamos ao vídeo :)


Ingredientes:
400g de Mandioca cozida e amassada
2 xícaras de Farinha de Arroz
2 Ovos
1 Gema (para pincelar)
2 colheres de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Fermento Biológico Seco
1 e 1/2 colher de chá de Açúcar
1 colher de chá de Sal
1/2 colher de chá de Goma Xantana

Passo a passo:
Misture a mandioca amassada, os ovos, o azeite, fermento, sal, açúcar e goma xantana. Depois acrescente aos poucos a farinha de arroz e vá misturando bem. Faça movimentos de sovar a massa para incorporar bem toda a farinha, até que fique lisa e macia. 
Em seguida coloque em uma forma untada e leve para fermentar. O ideal é que seja um local sem ventilação. Uma boa opção é colocar dentro do microondas e deixar lá até dobrar de volume. Minha massa levou 3 horas para crescer.
Passado o período de fermentação, pincele a gema e leve para assar em forno pré-aquecido, por 40 minutos (ou até que fique douradinho), em forno médio (230ºC).


Quem tiver máquina de fazer pão, ou câmara de fermentação não precisa fazer o truque do microondas. Mas pra quem não tem, a dica é esquentar uma xícara de água por 1 minuto, depois retire a xícara e coloque a massa para fermentar coberta com um paninho. Deixe ela lá fechada no microondas pegando o calorzinho residual da água que esquentou. Isso é ótimo pra desenvolver a fermentação!

Clima, solo e local influenciam muita coisa na nossa vida, então não vai ser diferente com a mandioca e a farinha de arroz. Esses fatores influenciam na capacidade de absorção de água da farinha e da mandioca. Portanto, pode ser que para alcançar o ponto certo você precise de mais/menos farinha. O ponto ideal é quando ela está lisa, macia e não fica grudando da sua mão :)

Caso não vá consumir no mesmo momento, espere um pouquinho o pão esfriar completamente antes de cortar, isso faz com que ele mantenha a umidade e não fique seco por dentro.

Armazenar ele já fatiado na geladeira, ou congelador, é um ótima opção para prolongar a durabilidade do pão :)

Espero que gostem.

Não deixem de se Inscrever no meu canal do Youtube: youtube.com/cozinhasemrestricoes e de clicar em "Gostei" depois de assistir os vídeos. Essas pequenas atitudes divulgam meu trabalho e me ajudam a continuar pesquisando e criando novidades para vocês. 

Obrigada.

Até mais

3 comentários:

  1. Parabéns pela receita! Vou colocá-la em prática ainda esta semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!! Faz sim, vais gostar :)

    ResponderExcluir