quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Farinha de Amêndoas

Olá pessoas :)

Na postagem de segunda-feira (15/09), eu falei um pouquinho sobre o leite de amêndoas, alguns benefícios e como preparar (não viu? esqueceu como faz? só clicar aqui e já tá lá!). 

Mencionei também que iria ensinar a vocês o que fazer com o resíduo que sobra depois de coar o leite. E é para isso que estamos aqui hoje! Esse resíduo vai virar a linda, rica, delícia e maravilhosa: (tcha na na naaaam) Farinha de Amêndoas \o/ 

Se você acompanhou o meu "Especial de Farinhas Sem Glúten", com certeza saberá um pouco sobre essa farinha, mas se não, basta clicar aqui. Para saber um pouquinho mais sobre ela e muitas outras, basta ir no Especial de Farinhas Sem Glúten I e no Especial de Farinhas Sem Glúten III.

Além de rica em fibra, vitaminas, minerais e ser bastante nutritiva, a farinha de amêndoas é extremamente saborosa. Combina muito bem em cookies, bolos e tortas doces. Sem falar que é a principal base dos macarons, item clássico da confeitaria francesa.

Bora aprender a fazer!

Ingredientes:
Resíduos do Leite de Amêndoas

Passo a passo:
Coloque todo o resíduo que sobrou do preparo do leite em uma frigideira limpa. Leve ao fogão em fogo baixo, e fique mexendo por aproximadamente 15 minutos, ou até que toda a umidade tenha evaporado. 
O resíduo que antes estava aglutinado, irá ficar bem soltinho, parecendo uma farofa.
É importante manter o fogo mais baixo possível para que a farinha seque e não queime.
E pronto. Agora é só esperar esfriar e depois guardar em um recipiente bem fechadinho.


Essa farinha ficou escura porque usei as amêndoas com casca para fazer o leite. Caso queira uma farinha bem clara, retire a casca antes de colocar no liquidificador para fazer o leite. Elas saem facilmente depois de ficarem de molho, só demora um pouquinho porque tem que tirar uma por uma. Mas no final vale a pena :) Principalmente para quem não encontra tão facilmente a farinha já pronta para vender.

Vocês repararam que só com 130g de amêndoas eu fiz leite e farinha de amêndoas?! É muita sustentabilidade em um lugar só hehehe E o melhor, é que a partir desses dois podemos fazer uma infinidade de receitas. Bom demais, né?! <3

Amanhã é dia de vídeo e, para manter a tradição, vou fazer uma receita usando a farinha de amêndoas. Mas se quiser testar ainda hoje, pode dar uma pesquisadinha no blog que já fiz outras receitas com ela, a mais recente foi o Cookie de Microondas Sem Glúten e Sem Lactose. Fica bem gostoso :)

Por hoje é só, mas amanhã tem mais!

Até ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário