sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cupcake de microondas - Sem Glúten e Sem Lactose

Sextaa! \o/ Dia de receitaa!! \o/ Feita no microondas!!! Uhuull

Como havia prometido no post de terça (aqui!), as receitas dessa semana seriam todas feitas no microondas. E cá estou eu cumprindo a promessa.

A receita de hoje é bem legal e divertida de fazer. É um Cupcake, que fiz estilo Red Velvet (Veludo Vermelho), com cobertura tipo buttercream (creme de manteiga), feita à base de creme vegetal. Vamos assistir o vídeo e ver como funciona:


Ingredientes
Cobertura:
1 xícara de Creme vegetal SEM SAL
1 xícara de Açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de Essência de baunilha

Massa:
1/2 xícara de Farinha de arroz
1/2 xícara de Açúcar
1/3 xícara de Óleo
1/3 xícara de Água
1 Ovo
1 colher de chá de Fermento
1 colher de sopa de Essência de baunilha
2 colheres de chá de Corante alimentício vermelho em gel (opcional)

Passo a passo
Cobertura: Coloque na batedeira o creme vegetal, o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha. Bata por uns cinco minutos até a mistura ficar homogênea e macia. Você pode colocar pra deixar ainda mais leve, 2 colheres de sopa de creme de leite vegetal (pode ser qualquer um que você ache no supermercado... de arroz, de coco, de aveia, ou de soja). Depois, coloque em um saquinho de confeitar e leve para a geladeira para que fique bem firme.

Massa: Coloque em um bowl todos os ingredientes, a farinha de arroz, o açúcar, a água, a essência, o ovo, o óleo e o fermento. Misture tudo até que a massa fique bem incorporada. Em seguida vá adicionando o corante até obter uma tonalidade de vermelho bem vivo. Para isso, usei 20 gotinhas do corante, em torno de duas colheres de chá. Caso você não tenha o corante, pode fazer sem ele, o sabor e a textura vai permanecer a mesma, só não vai mais ser uma inspiração do Red Velvet hehehe

Depois de tudo misturadinho, preencha 2/3 das forminhas com a massa, e leve para assar por 2 a 2:30 minutos, ou até você fazer o teste do palito (enfiar um palitinho na massa, se ele sair sujinho, tem que assar mais, se sair limpo, tá pronto)

Deixe os cupcakes esfriarem por uns 20 minutinhos, para depois colocar a cobertura. Caso contrario, o buttercream vai derreter. Retire a cobertura da geladeira e cubra o cupcake como preferir, faça sua arte hehe Renderam 6 porções, e os meus ficaram assim:


O cupcake não fica seco, e a massa fica bem fofinha!


O buttercream tradicional é feito, como o próprio nome diz, com manteiga, que é o ingrediente com sabor predominante, juntamente com a baunilha. No creme feito nesta receita não vai ser diferente. Ele fica bem doce, com sabor de baunilha, mas é possível também sentir o sabor do creme vegetal. Faça o teste e veja se o sabor lhe agrada ou não. 

Ainda sobre o creme, optei por bater na batedeira, entretanto, você pode fazer também na mão usando um fuet (batedor), mas coloque força nesse bracinho pra ficar tudo bem misturado hehehehe

Façam o teste. É uma receita divertida, boa pra fazer no final de semana.

Espero que tenham gostado das receitas de microondas, minha intenção era mostrar que mesmo sem glúten e sem leite você pode preparar coisas práticas, rápidas e gostosas. :)

Por favor, inscrevam-se no canal da Cozinha Sem Restrições no Youtube (basta clicar aqui!) e clicar em "Gostei" nos vídeos :) Não se esqueçam também de curtir a página no Facebook (aqui).

Muito obrigada!

Até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário