quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Banana verde: usando até a casca

No começo da semana (08/09) fiz um post sobre a biomassa de banana verde (aqui), onde falei sobre algumas vantagens do consumo e como preparar. E queria aproveitar e complementar com mais duas informações (porque falei quase nada na outra postagem hehehe).


Ótima para quem não consome glúten: além de todos o benefícios que a biomassa oferece à saúde, por ser um excelente espessante, ela atribui maior maciez às preparações sem glúten, qualidade que desaparece de grande parte das receitas quando se retira o trigo.

Super indicado pra quem tem restrição alimentar: como a biomassa ajuda na manutenção da saúde do intestino, ela permite que o organismo de quem é celíaco, intolerante à lactose, diabético ou que possua alguma alergia alimentar,  fique mais protegido e fortalecido. Reduzindo os sintomas de mal estar comuns a quem tem restrição, aumentando a resistência. 

Uma sugestão legal de consumo, é usar de em torno de 3 colheres de sopa de biomassa por dia, assim ela faz seu pleno efeito no organismo. Como falei no primeiro post, você pode adicionar ela no feijão, pra engrossar o caldo. Dá pra colocar também em sucos, bolos ou fazer vitaminas.

Agora, lembra que no post do dia 08/09 eu falei pra não jogar a casca da banana fora?! Pois! 
Vou te passar agora uma sugestão de uso para ela. Um famoso antepasto italiano... de cara nova.

Caponata de Casca de Banana Verde (Inspirada na Caponata do Chef Funcional Marcelo Facini):

Ingredientes:
10 cascas de Banana verde cozidas
8 Tomates frescos
1 Cebola roxa cortada em cubinhos (o famoso corte brunoise)
4 talinhos de Palmito
3 colheres de sopa de Uva Passa branca
2 colheres de Castanha (pra tirar a monotonia da textura molinha)
2 dentes de Alho amassado
2 colheres de chá de Vinagre de maçã
4 colheres de sopa de Azeite de oliva extravirgem
2 colheres de chá de Orégano
8 folhas de Manjerição fresco
1 colher de chá de Pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
1/2 colher de chá de Cúrcuma
1/2 colher de chá de Pimenta-preta

Passo a passo:
Aqui vem a parte complicada... Corte todos os ingredientes, adicione as ervas, os temperos e misture. Pronto. Complicado desse jeito heehehe
Guarde em uma vasilha tampada e leve para a geladeira. O ideal é fazer essa receita no dia anterior ao consumo, assim os sabores vão ficar bem incorporados e realçados. Uma delícia!

imagem retirada da internet
Dá pra consumir junto com a salada, como entrada em um pãozinho (sem glúten, hein?!), pura... Enfim, como você quiser, pois fica boa de qualquer jeito :D

É bom deixar bem claro, gente, que a banana verde, tanto biomassa quanto casca, pode ser consumida por qualquer pessoa, pois não tem nenhuma contraindicação. Tanto crianças quanto idosos podem consumi-la diariamente \o/

Espero que tenham gostado das sugestões :D

Ah! E não esqueçam que publiquei um post/vídeo com uma receita de Mousse de Chocolate feito com biomassa. Dá uma olhadinha, basta clicar aqui!

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário