segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Banana verde: Biomassa


Bom, com certeza muita gente já ouviu falar sobre a biomassa de banana verde. Que ela é legal, saudável, boa pra emagrecer... mas você sabe o que de fato a torna tão especial?! 

Primeiro: O que é biomassa? É o produto obtido do cozimento da banana bem verde (verde-verde-verdinha), onde a polpa é transformada em um creme que pode ser utilizado em diversas receitas, deste bolo de chocolate até feijão. Uau!

Essa variedade de utilizações se dá pelo fato de que a biomassa é um poderoso espessante, ou seja, quando utilizada em caldos, o resultado é uma sopa/feijão bem grossinho. No preparo de bolos, ela pode substituir até 1/3 da farinha que seria utilizada (p.ex: se iria usar 600g de farinha, usa 200g de biomassa e 400g de farinha).

Vamos às vantagens do consumo da biomassa?

Alimento funcional: possui alto teor de amido resistente (que não é digerido e nem absorvido pelo organismo), tendo ação semelhante às fibras.

Prebiótico: trata-se de um alimento que fortalece as bactérias "legais" (probióticos) do nosso intestino, responsáveis pela saúde da nossa mucosa intestinal, que é quem absorve os nutrientes e faz uma barreira protetora de fatores internos e externos.

Vitaminada: a biomassa é rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais - fósforo, sódio, magnésio e potássio.

Todo o corpo agradece: ajuda no funcionamento do intestino, tratando e prevenindo diarreia, constipação. Atua também como uma forma de prevenção ao câncer, colesterol alto, triglicerídeos alterados e diabetes, pois reduz a absorção de gordura e glicose da dieta.

Projeto verão sarado: dá uma grande ajuda ao emagrecimento, pois é rica em fibras, e isso faz com que o intestino funcione melhor e diminua a reabsorção de hormônios e toxinas  que favorecem o acumulo de gordura. Outro detalhe, é que faz com que você fique satisfeito por mais tempo, ou seja, vai ter menos vontade de sair comendo loucura por aí. ;)


Agora a melhor parte, vou te ensinar como faz a biomassa:

Ingredientes:
10 Bananas verdes

Passo a passo:
1-Destaque as bananas da penca com cuidado para não retirar a casca e deixar que a polpa apareça. Lave muito bem as bananas. 

2-Coloque bastante água em uma panela de pressão, de modo que, quando você acrescentar as bananas, elas fiquem cobertas.

3-Leve ao fogo e quando começar a ferver coloque com cuidado as bananas e feche a panela para pegar pressão. 

4-Conte 8 minutos a partir do momento que iniciou a pressão e desligue o fogo. 

5-Deixe a panela fechada soltando o ar sozinha, isso deve dar em torno de 15 a 20 minutos.

6-Abra a panela, retire as bananas e descasque.  

7-Coloque apenas a polpa das bananas em um processador/liquidificador e bata bem, acrescentando água até que fique uma consistência bem cremosa (igual a foto lá em cima).

8-Guarde em um potinho bem fechado por 3 dias na geladeira, ou 3 meses no congelador.

Agora é só jogar as cascas da banana fora, né?!
Lógico que não!!! Aqui somos sustentáveis. Quinta-feira vai ter mais informações sobre a banana verde, como usar a casca, e sugestões de uso.

Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário