segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Alimentos Funcionais Prebióticos e Probióticos


Certamente você já ouviu falar alguma vez nos alimentos funcionais e no bem que ele pode proporcionar, indo além de apenas alimentar e nutrir o corpo.

Os prebióticos e probióticos fazem parte desse grupo, onde destacam-se pela capacidade de contribuir para a saúde e equilíbrio do intestino. 

Mas antes de falar sobre eles, é preciso primeiro relembrar: o que são os alimentos funcionais? São alimentos ricos em vitaminas, minerais, bactérias (boas), ômega 3, fibras, etc que influenciam diretamente na manutenção da nossa saúde, prevenindo algumas doenças, e algumas vezes até reduzindo alguns sintomas.

Agora, sim... Os probióticos e prebióticos :)

Probióticos: são produtos farmacêuticos ou alimentares que contenha micro-organismos vivos, à exemplo dos lactobacilos e bifidobactérias, que após a ingestão vão para o trato gastrointestinal e lá reforçam o desenvolvimento de mais bactérias "amiguinhas" :D

Resultado, equilibram a flora intestinal, aumentam a resistência imunológica, pode ajudar no combate de células causadoras do câncer de cólon, e... preste atenção agora: é um grande aliado dos intolerantes, pois auxilia na digestão da lactose!

Você não leu errado, é isso mesmo. Um organismo com níveis de probióticos equilibrados será capaz de reduzir os sintomas da intolerância (gente, é só redução, não é cura!), deixando o corpo mais resistente. Bom demais, né?!

Os probióticos já são vendidos em forma de comprimidos ou sachês em farmácias ou internet (importante ter acompanhamento médico e nutricional). Mas também podem se multiplicar e desenvolver felizes da vida através do consumo de alimentos prebióticos.


Prebióticos: são alimentos compostos por fibras não digeríveis, que servirão de alimento para as bactérias intestinais benéficas do nosso organismo (os amiguinhos probióticos). Acarretando na melhora do transito intestinal. na redução da absorção de gordura e açúcar. Resultando por consequência, na diminuição dos triglicérides, colesterol e glicemia.

Podem ser encontrados em alhos. cebolas, aspargos, alcachofra, mel, biomassa de banana verde (ensinei a receita aqui nesse post!) e outros.

Agora é só incluir na listinha da feira/supermercado esses alimentos e ser feliz!

Até mais :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário