quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cosméticos x Alergias Alimentares


Quem tem alergia alimentar sabe que é preciso muita atenção na hora de escolher os produtos alimentícios. Mas e o seu sabonete?!

Calma, você não leu errado! Sabonete, shampoo, condicionador, hidratantes, lenços umedecidos, dentre outros produtos cosméticos, podem possuir proteínas do leite ou glúten. Isso porque, suas formulações podem conter ingredientes como trigo, aveia, cevada, malte, ou leite.

Alguns dos sintomas decorrentes do uso de produtos com ingredientes proibidos, são:

Pele - prurido, vermelhidão, inchaços (olhos, boca, orelhas) e pequenas bolhas.
Vias respiratórias - falta de ar, tosse, chiado, inchaço na glote, e o mais grave, choque anafilático

No que diz respeito a produtos com leite, deve-se ter atenção quando constar no rótulo: leite (em qualquer forma), proteínas do leite, aminoácidos do leite.

Já para os produtos com glúten, mantenha-se atento para a presença de: óleo e extrato de gérmen de trigo, extrato de aveia, cevada, malte e dextrina.

Pesquisando na internet, encontrei algumas nomenclaturas usadas pelas empresas que fazem referência a ingredientes que contenham glúten. Infelizmente não consegui achar as que denominam a presença de leite :(
Mas de qualquer forma, segue abaixo a lista de ingredientes que indicam a presença do glúten:

Site: http://www.cativanatureza.com.br
Importante mencionar que, essa atenção é válida para celíacos, alérgicos às proteínas do leite, e pessoas com qualquer outra alergia alimentar. Intolerantes à lactose e sensíveis ao glúten não precisam ter esse cuidado.
E mais uma vez gostaria de ressaltar a importância de ler o rótulo. Seja lá onde for ou o quê for comprar, crie esse hábito. Alguns minutinhos a mais podem garantir a sua saúde/vida, ou de alguém da sua família. Não se esqueça ;) 

Espero que tenham gostado!

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário