sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bolo de Banana Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos

Oláá!

Sexta = melhor dia da semana = dia de aprender receita nova!! \o/ 

Hoje tem o passo a passo de um Bolo de Banana delicinha, que além de ser feito sem glúten e sem leite, foi feito sem ovos. 

Eu ainda optei por fazer sem açúcar, já que as bananas estavam beem maduras (já com a casca quase toda preta) e super docinhas. Olhaí! Super dica pra aproveitar as bananas que já estão indo dessa para uma melhor hahaha

Tá bom de conversa... vamos ao vídeo!


Ingredientes:
1 xícara de Farinha de Arroz
1 xícara de Amido de Milho
1/2 xíc. de Farinha de Castanha de Caju (Completamente opcional, se não tiver, não tem problema)
4 Bananas bem maduras
1 xícara de Água
1 e 1/2 colher de sopa de Linhaça (+ 6 colheres de sopa de água) 
2 colheres de sopa de Creme Vegetal
2 colheres de sopa de Fermento em pó
1 colher de chá de canela

Passo a passo: 
1ª Etapa - Gel de Linhaça: Coloque no liquidificador somente a linhaça, e bata por +/- 1 minuto até virar uma farinha. Coloque essa "farinha de linhaça" em um potinho, e acrescente as 6 colheres de sopa de água. Deixar descansando por pelo menos 10 minutos. Isso vai virar um gel, e vai substituir nosso amigo ovo :)

2ª Etapa - Banana: Coloque as bananas no liquidificador juntamente com o creme vegetal, o gel de linhaça, e a água. Bata bem e veja se o sabor está bom. Caso as bananas não estejam muito maduras, você vai precisar acrescentar 1 xícara de açúcar ou 1/2 xícara de adoçante de forno e fogão. Certo?

3ª Etapa - Mistura tudo: Coloque em um bowl a farinha de arroz, o amido de milho, a farinha de castanha de caju (se tiver) e a canela. Misture um pouquinho e coloque o liquido (banana batida). Incorpore bem os ingredientes, e acrescente o fermento. Misture mais um pouco, e pronto.

4ª Etapa - Forno e tchau!: Unte uma forma com azeite e farinha de arroz (se for de silicone, só com azeite), coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido, de 25 minutos (bolinhos pequenos igual fiz no vídeo) a 40 minutos (forma grande), a 180º.

Ficou assim...



O papel do gel de linhaça nessa receita é fornecer a estrutura que seria produzida pelo ovo. Para substituir em outras receitas é bem simples: 1 ovo equivale a 1/2 colher de sopa de linhaça (que devem ser trituradas) + 2 colheres de sopa de água. Lembrando sempre de iniciar por essa etapa, para poder deixar os 10 minutos de descanso.

Nessa receita eu usei uma forma de silicone para 6 bolinhos, e o restante da massa coloquei em uma assadeira redonda de 20 centímetros de diâmetro. Você pode optar por colocar em uma forma redonda grande de furo no meio, ou duas de bolo inglês pequeno... ou uma de coração... ou... ;D

Eu optei por dividir o passo a passo em quatro etapas só para ser mais didática, mas essa receita é bem rápida e sem segredos. 

Espero que gostem, e que façam essa receita pro final de semana.

Não esqueçam de clicar em "Gostei" no vídeo, de se inscrever no canal do Youtube (aqui!) e de curtir a página no Facebook (aqui!).

Muito obrigada! E um ótimo final de semana :)

Até mais.




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi! qual a função do creme vegetal? Poderia substituir por outro item?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, o creme vegetal substitui manteiga/margarina. Eu usei nessa receita a Becel azul mas se preferir, pode usar a mesma medida de óleo. Bjs ;)

      Excluir