segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Benefícios da farinha de arroz



Semana passada iniciei o "Especial: Farinhas sem glúten", oportunidade em que apresentei (e apresentarei em mais duas postagens) diversas opções de farinhas que podem ser usadas em substituição à de trigo nas receitas.

Entretanto, uma delas merece um pouquinho mais de destaque em virtude de ser uma das mais utilizadas na receitas gluten free, que é: a farinha de arroz.

Um dos maiores motivos para esse destaque decorre possivelmente do fato de que, diferentemente de outras farinhas, esta possui um sabor residual praticamente imperceptível, o que permite uma maior variação de combinações, utilizações e sabores.

Diferentemente de outras farinhas, como a de coco, por exemplo, que é rica em fibras e gorduras "do bem" mas quando utilizada em maiores proporções atribui um sabor bastante marcante, que nem sempre é desejável, podendo vir a trazer uma certa monotonia de sabores para os pratos.

A farinha de arroz conta com algumas variações, sendo elas: a de arroz branco, de arroz glutinoso, e de arroz integral. Onde, a primeira é a mais comum, a segunda é um tanto "pegajosa", e a terceira tem um sabor bastante marcante (de “papinha de neném” na minha opinião, claro! hehehe).

Eu gosto muito de usar a farinha de arroz, pois com ela consigo alcançar sabores e texturas muito satisfatórias, além de servir como base para ser usada com diversas outras farinhas. 



Vale ressaltar, que as vantagens dela vão além do uso culinário. A farinha de arroz possui compostos bioativos que ajudam a prevenir o câncer, inibindo a proliferação das células malignas. Ui!

Ajuda também na prevenção de doenças do aparelho digestivo, do coração, e no controle da diabetes, pois possui o índice glicêmico (capacidade que o alimento tem de elevar o açúcar do sangue) baixo. E ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos. 

Sem falar no preço, que se comparada com outras sem glúten, é uma das que possui o valor mais acessível, variando em média de R$ 5,50 a R$ 6,50 o quilo. 

Bom, as vantagens são muitas, e as possibilidades de utilizações também, garantindo à farinha de arroz seu lugar de destaque nas minhas receitas :)

Até o próximo post! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário