quarta-feira, 30 de julho de 2014

Quantidade de lactase para cada alimento

Logo quando se descobre a intolerância à lactose, uma das primeiras coisas que passa na cabeça é: “E os aniversários?” “As festas?” “O jantar/almoço com a família?”

Esses foram um dos meus primeiros questionamentos, isso porque, desde o diagnostico tinha consciência que iria tentar me afastar ao máximo do consumo de leite/laticínios fazendo substituições por produtos de origem vegetal. Mas e as situações que não teria como controlar?

É aí que surge a indicação da enzima lactase, que vai auxiliar na digestão da lactose e na redução de possíveis sintomas.O problema surge no momento em que se vai descobrir a dosagem correta, já que existem variações entre cada individuo da quantidade de lactose suportada pelo organismo.

Aqui no Brasil podem ser encontradas algumas enzimas em farmácias que podem ser compradas na versão infantil (4.000 FCC ALU*) ou adulta (10.000 FCC ALU*).

No site de um desses fabricantes, o uso sugerido é: A cada 01 litro de leite (50g de lactose) adicionar 02 sachês infantis. A cada 01 litro de leite (50g de lactose) adicionar 01 sachê adulto. E para os demais produtos, procurar nas embalagens a quantidade de lactose.

Entretanto, tem momentos em que não se pode mensurar a quantidade presente em uma xícara de café com leite ou em um pedaço de torta, por exemplo. E foi diante desse dilema, que uma amiga, também intolerante, me enviou uma tabela com a dosagem para cada alimento. Não se trata de uma tabela muito completa, mas já ajuda bastante! Dá uma conferida abaixo.



Lembrando que os valores dessa tabela são variáveis para cada pessoa, mas serviram bem pra mim. E que optei por utilizar a lactase só em situações de exceção e completamente fora de rotina. Espero que ajude vocês tanto quanto me ajudou.


 *FCC ALU: Food Chemical Codex Acid Lactase Units – Código químico alimentar para Unidades de ácido lactase.

Fonte: Revista da Associação Médica Brasileira

2 comentários:

  1. Oportuna e interessante as informações para quem, como eu, tem intolerância à lactose.

    ResponderExcluir
  2. Quantas cápsulas devo usar?

    Depende. A pergunta parece fácil, mas a resposta é mais complexa do que se imagina. Como falei anteriormente, a lactase não é um remédio, ou seja, seu médico não irá prescrever uma determinada dose para o seu caso específico. Ela é uma enzima que já está presente no seu corpo em maior ou menor grau, e a cápsula irá suplementar a deficiência dessa enzima em seu corpo.
    Entre alguns dos fatores que estão em jogo para determinar a quantidade de lactase que você necessitará ingerir estão:
    • A quantidade de lactase que seu organismo produz
    • A quantidade de lactose que você irá ingerir
    • A sua capacidade de digestão de alimentos
    • A quantidade de lactase que a cápsula possui
    Este é o motivo pelo qual algumas pessoas mencionam que em alguns momentos o suplemento de lactase funciona perfeitamente e em outros não. O problema não está na cápsula que você comprou, e sim na combinação dos fatores acima. Por isso não há como saber a quantidade ideal. O que alguns fabricantes recomendam é iniciar o uso destes suplementos com 1 cápsula e testar o seu nível de intolerância. Caso você ainda sinta os sintomas de IL, será necessário aumentar gradualmente o número de comprimidos até encontrar a dosagem ideal.




    ResponderExcluir