terça-feira, 29 de julho de 2014

Intolerância à lactose x Alergia à proteína do leite


Intolerância à lactose

A lactose é um tipo de açúcar (carboidrato) composto por uma molécula de glicose e uma de galactose
                                                             
A intolerância à lactose surge a partir do momento que há uma deficiência do organismo na produção da lactase – enzima que digere o açúcar do leite. Neste caso, a lactose, que não é quebrada em glicose e galactose, permanece no intestino e, consequentemente, não será absorvida, gerando ácido láctico e outros ácidos orgânicos, que resulta em diarreia, cólicas e distensão abdominal.

Resuminho: A intolerância é mais comum, e ocorre mais em adultos. Surge a partir de uma deficiência enzimática, e pode ser tolerada através do uso de suplementos de lactase e, em alguns casos, pode se utilizar leites e produtos com baixo teor de lactose.


Alergia à proteína do leite

A alergia ao leite está ligada à proteína caseína, sendo uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. Surge devido à imaturidade do intestino e predisposição genética que impedem que a caseína seja absorvida, sendo bem comum em crianças que ingeriam o leite materno e logo foi substituído pelo leite de vaca.

Neste caso, os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento. Podendo resultar em coceira, inchaço nos lábios, olhos e orelhas; vômito, desconforto abdominal, vermelhidão, tosse, falta de ar, inchaço na glote e até choque anafilático. Na alergia, é preciso ficar atento inclusive a cosméticos que possam ter leite em sua composição!
           
Resuminho: A alergia é menos comum, e geralmente surge em crianças. Surge a partir de uma falha no sistema imunológico, neste caso o consumo/uso de leite/laticínios deve ser cortado por completo, inclusive pelas mães que estão em fase de aleitamento materno.

FONTES:
TORRES, E. A. F. da S. Alimentos em questão: uma abordagem técnica para as duvidas mais comuns. São Paulo: Ponto Crítico, 2001
AUGUSTO, A. L. P.; et al. Terapia nutricional. São Paulo: Atheneu, 1993
EUCLYDES, M. P. Nutrição do lactante: base cientifica para uma alimentação adequada. Viçosa: Jard, 1997
FLEURY MEDICINA E SAÚDE. Alergia à proteína do leite da vaca ou intolerância à lactose?. Disponível em: < http://www.fleury.com.br/medicos/medicina-e-saude/boletim-medicina-e-saude/Pages/alergia-a-proteina-do-leite-de-vaca-ou-intolerancia-a-lactose.aspx

IMAGEM: https://www.google.com.br/search?q=intolerancia+a+lactose

2 comentários: